Breves

José Ricardo Carvalheiro participou na conferência "Salazar e os Media, Os Media e Salazar", organizada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que decorreu nos dias 29 e 30 de Outubro. O docente da UBI e investigador do LabCom apresentou um paper intitulado “Em busca do público feminino: As mulheres como audiência no discurso público durante o Estado Novo”, com resultados de uma pesquisa acerca da formação da audiência televisiva entre 1957 (início da RTP) e 1966 em Portugal, com base em material de jornais e revistas da imprensa televisiva e feminina, nomeadamente cartas de leitores.

No âmbito do seu pós-doutoramento, Hélder Prior apresentou, no dia 27 de outubro, uma comunicação intitulada “A Narrativa do Escândalo Lava Jato”, na mesa redonda Mídia & Política, no âmbito da Semana Universitária 2015, que decorreu na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.

Ana Serrano participou na Amsterdam Privacy Conference 2015. O evento realizou-se entre os dias 23 e 26 de outubro. 'Mobile Communication: Liquid Spheres or Constellations? Affordances & Risks' foi o tema da comunicação apresentada no painel 'The position of the User in the New Technological Environment'. Trata-se de um trabalho realizado no âmbito do projeto 'Public and Private in Mobile Communications' desenvolvido no LabCom.IFP entre 2013 e 2015.

Hélder Prior, pós-doutorando e investigador do LabCom.IFP, apresentou a comunicação “Jornalismo, Narrativas e Escândalos” no Seminário de Doutoramento da Linha de Jornalismo e Sociedade, que decorreu no dia 5 de outubro, na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.

Herlander Elias participou no evento Ars Electronica 2015, que teve lugar em Linz, na Áustria, no passado mês de setembro. O professor da UBI e investigador do LabCom.IFP foi o orador do seminário “Post-Post” sobre cultura digital, artes electrónicas e new media. O seminário foi inspirado, precisamente, pelo livro Post-Web da autoria de Herlander Elias e contou com a participação de mais seis investigadores internacionais.

Foi publicado o Diccionário Enciclopédico de Comunicación Política, uma obra colectiva editada pela Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales e pelo Centro de Estudios Políticos y Constitucionales, na qual Hélder Prior é autor dos conceitos: Esfera Pública; Mediatización, Tramas narrativas, infoentretenimiento, campaña de comunicación pública, soundbite, two-stop flow, pseudoacontecimiento, gatekeeping, espectacularización de la política.