Neoliberalismo: Liberdade e Governo

O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior acolheu, nos dias 19 e 20 de novembro, o Colóquio Internacional sobre “Neoliberalismo: Liberdade e Governo”. A iniciativa promovida pelo Núcleo de Filosofia Prática do Labcom.IFP juntou investigadores provenientes dos diferentes territórios das ciências sociais e humanas, e procurou suscitar um debate vivo e clarificador em torno dos novos problemas teóricos e práticos que o simples prefixo «neo» coloca hodiernamente ao termo geral clássico «liberalismo». 

Alain de Benoist, escritor, jornalista e filósofo, foi um dos conferencistas que marcou presença no evento, onde apresentou o tema “Libéralisme et individualisme”. Do programa do colóquio fizeram ainda parte nomes como Carlo Gambescia, professor na Scuola di Liberalismo de la Fondazioni Luigi Einaudi, em Roma, Orlando Samões, professor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, João Rodrigues, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Ana Rita Ferreira, investigadora da Universidade da Beira Interior, António Bento, André Barata, José Manuel Santos e João Carlos Correia, professores da UBI, entre outros.

Em discussão estiveram as tradições mais díspares e as versões mais contraditórias tanto do conceito de «liberalismo político» como de «liberalismo económico» clássicos. Apesar da familiaridade da palavra “neoliberalismo” junto do grande público, o termo está longe de ser unívoco. 

Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior
2022  ©  Communication & Arts