Breves

João Canavilhas participou no I Simposio Internacional sobre Gestión de la Información que teve lugar na Universidade de Vigo (Pontevedra – Espanha), no dia 28 de novembro, onde proferiu a conferência intitulada “Desafíos profesionales tecnológicos y económicos del ecosistema de medios sociales”.


João Canavilhas proferiu a Conferência de Abertura do Simpósio Internacional Jornalismo em Ambientes Multiplataforma realizado na Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa – Brasil), no dia 25 de novembro. “Jornalismo em Ambientes Multiplataforma: da formação universitária ao mercado profissional” foi o tema abordado.


“Narrativas Jornalísticas e Dispositivos Móveis” foi o tema da Conferência de Abertura do Simpósio Internacional de Tecnologia e Narrativas Digitais apresentada por João Canavilhas. O encontro realizou-se na Universidade Federal do Maranhão (S. Luís – Brasil), no dia 17 de novembro.


O coordenador científico e investigador do Labcom.IFP, João Carlos Correia, participou, como orador convidado no II Congresso Internacional de Netativismo, que decorreu nos dias 5 e 6 de novembro, na Universidade Lusófona do Porto. João Carlos Correia marcou presença na sessão plenária sobre “Teorias das Redes e do Ativismo.”  Para além da cidade do Porto, a temática do Netativismo esteve também em debate, em diferentes datas, nas cidades de Paris, Roma e São Paulo. O evento é organizado pelo Centro de Pesquisa ATOPOS, vinculado à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). O ATOPOS é uma rede internacional de pesquisa formada por pesquisadores de diversas áreas que, em diversos países, investigam o impacto das tecnologias digitais nos distintos âmbitos da sociedade atual. 


Catarina Rodrigues participou no II Congresso Internacional de Netativismo subordinado ao tema “Constelações do Ativismo em Rede”, onde apresentou a comunicação intitulada “A rua da rede – Arte urbana e comunicação: o caso Wool”. O evento teve lugar na Universidade Lusófona do Porto, nos dias 5 e 6 de novembro.


Hélder Prior, pós-doutorando e investigador do LabCom.IFP, participou no 13º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJOR onde apresentou a comunicação intitulada “Jornalismo e escândalo político: tensões entre o público e o privado". O evento decorreu na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, no Brasil, entre os dias 4 a 6 de Novembro. 


Eduardo Camilo apresentou a comunicação “Commitment and Deceit. The Document Status in Conspiracy Theories” no XVI International Congress of the Spanish Association of Semiotics (AES). A iniciativa teve lugar na Universidade do País Basco, entre os dias 4 e 6 de novembro. 


“Sobre a ideia de uma arquitectura essencial” foi o tema da comunicação apresentada por José Domingues na International Conference on Communication and Light. O encontro realizou-se entre os dias 2 e 4 de novembro na Universidade do Minho, em Braga.

 

Manuela Penafria participou no XIX Encontro da SOCINE e falou sobre a “Nova Geração  de Documentaristas Portugueses”. A iniciativa teve lugar na Universidade Estadual de Campinas, no Brasil, entre os dias 20 e 23 de outubro. 


Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior
2022  ©  Communication & Arts