Pensar as Humanidades na Era Digital

A conferência internacional "Rethinking Humanities" decorreu na UBI, entre os dias 10 e 11 de dezembro. Foi a primeira grande iniciativa do LabCom.IFP a mobilizar em conjunto todas as áreas de estudo da Comunicação, Filosofia e Artes, desde a fusão do Labcom - Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online e do IFP - Instituto de Filosofia Prática, num evento que contou com intervenções de 11 investigadores, distribuídos por seis diferentes painéis.

Subordinada ao tema "Humanidades e os limites do Humano", a comunicação de abertura recebeu Gilbert Hottois, da Universidade Livre de Bruxelas e Leonel Ribeiro dos Santos, da Universidade de Lisboa. O painel foi completado por André Barata, docente do Departamento de Comunicação e Artes da UBI, que fez uma reflexão acerca da utilidade da Filosofia no âmbito das Humanidades. Gilbert Hottois desenvolveu os conceitos de "Pós-humanismo" e "Transumanismo", e Leonel Ribeiro dos Santos abordou o Humanismo, refletindo sobre o significado das Humanidades na sua génese e sobre o que se pode fazer das Humanidades no presente.

"Humanidades, Política e Novos Media" foi o tema escolhido para o segundo painel. O docente do Departamento de Comunicação e Artes da UBI, João Carlos Correia, abordou a importância das redes sociais no contexto das Ciências da Comunicação. No mesmo painel, Peter Dahlgren, da Universidade de Lund, na Suécia, apresentou uma reflexão sobre a "democracia digital".

O italiano Gino Roncaglia, da Universidade de Viterbo, completou o leque de oradores do primeiro dia da Conferência. Sob o tema "O Futuro do Livro e da Leitura face aos Media Digitais", Gino Roncaglia falou sobre a evolução do livro impresso para o livro electrónico ou "ebook".

No primeiro dia de "Rethinking Humanities", houve ainda tempo para a inauguração do espaço de exposições do LabCom.IFP e posterior lançamento de alguns livros e revistas do centro de investigação.

"Memória Digital: a Preservação do Passado pelas Novas Tecnologias" abriu o segundo dia, com as comunicações de Kathryn Piquette, da Universidade de Londres e de Arianna Ciula, da Universidade de Roehampton. Kathryn Piquette abordou as técnicas de imagem digital 2D e 2D+ hoje existentes para a preservação e interpretação de achados arqueológicos. Arianna Ciula fez a relação entre as Humanidades Digitais e as Humanidades em geral, e abordou o conceito de "modelagem".

Alastair Fuad-Luke, da Universidade de Aalto (Finlândia), e Ana Calvera, da Universidade de Barcelona, foram os oradores convidados para o painel subordinado ao tema "Artes e Media Digitais". Alastair Fuad-Luke trouxe uma análise sobre o desenvolvimento das chamadas Redes de Alimentação Alternativa e a sua mediação digital. Ana Calvera abordou a importância da estética no contexto da vida quotidiana.

A sessão de encerramento esteve a cargo de Moisés de Lemos Martins. "As Humanidades e o Futuro da Comunicação e dos Media" foi o tema escolhido pelo catedrático da Universidade do Minho para fechar a Conferência.

O Urbi falou com o diretor do novo Labcom.IFP e um dos membros da organização, João Carlos Correia, que clarificou a importância do evento para a área das Humanidades

Urbi et Orbi