Pós-doutoramento sobre jornalismo radiofónico

Maicon Elias Kroth, jornalista e professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Franciscano, em Santa Maria – RS, no Brasil, está a desenvolver um período de investigação no âmbito do seu pós-doutoramento no LabCom.IFP. 

“A pesquisa de pós-doutoramento tem como objetivo compreender os impactos do uso da tecnologia digital na estrutura das rotinas produtivas jornalísticas e na produção dos conteúdos para aplicativos móveis de emissoras radiofónicas de Lisboa”, explica o investigador. Para isso, Maicon Elias Kroth pretende analisar a produção jornalística no caso específico da rádio por meio de observações de campo e análise das características dos textos disponibilizados nos aplicativos móveis (apps). 

“A relevância deste trabalho consiste em construir uma breve caracterização do ecossistema mediático digital, mais especificadamente no âmbito radiofónico”, acrescenta. O investigador pretende contribuir com investigações a respeito do uso da tecnologia digital e suas ferramentas multimédia pelos jornalistas das emissoras de rádio, bem como analisar os modelos de convergência do jornalismo radiofónico e observar como tais lógicas se aplicam à realidade das práticas jornalísticas e dos modos de consumo de informação contemporâneos. 

O período de estudos de Maicon Elias Kroth na Universidade da Beira Interior teve início em agosto de 2015 e termina em janeiro de 2016. A orientação do trabalho está a cargo do professor João Canavilhas. A pesquisa pós-doutoral é financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação do Brasil.

Maicon Elias Kroth destaca que “a passagem pela UBI está a ser muito produtiva”. “Aqui é possível trocar informações, viver novas experiências e atualizar-me a respeito dos estudos sobre o campo jornalístico”, sublinha. 

Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior
2024  ©  Communication & Arts