Seminários de doutoramento

No seminário de doutoramento realizado no dia 26 de fevereiro foi exposto o tema “Estar no Hospital: Projetos, ideias, considerações e práticas para um bom acolhimento" por Sofia Rato, professora da Universidade da Beira Interior e designer de comunicação. A temática apresentada partiu da tese de doutoramento em Espaço Público e Regeneração Urbana realizada na Universidade de Barcelona. “A investigação permitiu dimensionar as potencialidades dos projetos de design de comunicação e arte pública no espaço hospitalar, apreender a origem deste tema, a necessidade presente de atuações preocupadas com os espaços comuns do hospital e, consequentemente com o bem-estar dos utentes”, explica a autora.

No dia 19, o tema da sessão apresentada por Francisco Paiva foi “Espaço Público: Conceito e Representações". O docente procurou traçar um perfil das ideias de espaço que perpassam várias áreas do conhecimento, desde a geografia, a sociologia, a arquitetura, o urbanismo e, muito particularmente, as artes e o design.

João Carlos Correia proferiu uma conferência sobre “Teorias e Métodos da Comunicação Política” no âmbito do seminário de doutoramento realizado no dia 12 de fevereiro. A natureza problemática da relação entre comunicação política e democracia foi um dos pontos abordados. O docente da UBI e diretor do LabCom.IFP focou ainda a profissionalização da comunicação política e o surgimento dos spin doctors, a comunicação eleitoral e os movimentos sociais, entre outros tópicos.