Centenário da obra “Democracia e Educação” de John Dewey

A Universidade da Beira Interior, através da Comissão Científica de Curso do 3º Ciclo/Doutoramento em Educação do Departamento de Psicologia e Educação e LabCom.IFP, celebra, nos dias 19 e 20 de maio de 2016, o centenário da publicação da obra “Democracia e Educação” de John Dewey com o Colóquio Internacional “Repensar a Educação, a Cidadania e a Comunicação”.

Para a Comissão Organizadora do Colóquio, “Democracia e Educação” é considerada por muitos como a mais importante obra do pensamento educacional do século passado. Democrata convicto, Dewey apresenta em “Democracia e Educação” a sua proposta para uma educação pública de qualidade, baseada numa experiência de aprendizagem fundamentalmente partilhada e promotora da inteligência social, capaz de aprofundar e viabilizar a democracia.

O evento, de entrada livre (com exceção do workhsop "Descriptive Review of the Child. Making the student visible", no dia 20 de maio, que é de inscrição limitada), vai decorrer na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (dia 19 de maio) e Faculdade de Artes e Letras (dia 20) da UBI e conta com os apoios da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e do Gabinete de Filosofia da Educação/RG Filosofia da Educação e Contemporaneidade, Universidade do Porto.