Breves

“A visibilidade mediática: o exemplo do terrorismo islâmico” foi o tema da comunicação que Paulo Serra, presidente da Faculdade de Artes e Letras da UBI e da Sopcom, proferiu no âmbito do Webinário promovido pelo GT de Jovens Investigadores. A iniciativa teve lugar no dia 31 de março. A comunicação procurou fazer uma análise do tema da visibilidade mediática nas atuais sociedades ditas da “informação”. Para tal, foram colocadas as seguintes questões: qual a importância da visibilidade noticiosa na sociedade contemporânea? Quais as formas que essa visibilidade assume? Quais são os temas e os protagonistas que essa visibilidade dá a ver? E quais oculta? E quais são os dispositivos que essa visibilidade põe em jogo? Aceitando a injunção de Hegel de que temos de pensar o que é, e não o que deveria ser (“Hic Rhodus, hic saltus”), a análise abordou a cobertura que os media têm vindo a fazer dos mais recentes atentados do terrorismo islâmico na Europa.

André Barata, coordenador do doutoramento em Ciência Política na UBI e investigador do LabCom.IFP, apresentou, no dia 31 de março, o mais recente livro de António José Seguro intitulado “A reforma do parlamento português”. A apresentação da obra teve lugar no Auditório da Biblioteca Central da UBI.

Hélder Prior é editor-assistente da Journal Research and Education Online. A revista está aberta para submissões para a sua edição de 2016. A JRE Online resulta de uma parceria entre a Journalism Research & Education Section da IAMCR e a Associação Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo – SBPJor. O objetivo é publicar uma edição anual com foco na temática do congresso da IAMCR.

André Barata faz parte da Comissão Científica do V Congresso Luso-Brasileiro de Fenomenologia e das III Jornadas Ibéricas de Fenomenologia. “Intencionalidade e Cuidado. Herança e Repercussão da Fenomenologia” será o tema do evento que irá decorrer na Universidade do Minho, em Braga, entre os dias 18 e 20 de abril.

Ana Catarina Pereira foi co-organizadora, juntamente com a Catarina Salles de Oliveira (UBIgual), do evento "Tecendo Igualdades" que assinalou o Dia Internacional da Mulher na Universidade da Beira Interior.

No âmbito dos Moving Docs foram exibidos na Cinubiteca da UBI os seguintes documentários: “E agora? Lembra-me”, de Joaquim Pinto (9 de março), “Good things await”, de Phie Ambo (10 de março), “Toto and his sisters”, de Alexander Nanau (16 de março), e “A Family Affair”, de Angeliki Aristomenopoulou, Grécia (17 de março).