Jornalismo e Dispositivos Móveis

Está aberto, até 30 de junho, o call for papers para o 3º Congresso Internacional JDM – Jornalismo e Dispositivos Móveis. O evento terá lugar na Universidade da Beira Interior nos dias 22 e 23 de novembro.

A história do jornalismo está fortemente ligada aos avanços tecnológicos. Cada nova tecnologia torna possível distribuir as notícias mais rapidamente, levá-las mais longe e a um maior número de consumidores. As restrições espaciais e temporais que sempre afetaram o jornalismo têm vindo a perder importância graças à digitalização e à emergência dos novos meios como a Internet e, mais recentemente, os dispositivos móveis.

No novo século, o jornalismo tinha tudo para atravessar um dos melhores períodos da sua história, porém não é essa a situação atual. A rápida evolução tecnológica e uma crise mundial, colocaram em causa alguns dos princípios basilares em que assentava o jornalismo e as empresas não foram capazes de responder rapidamente aos novos desafios. Sem novos modelos económicos nem formas de responder às necessidades de um público mais exigente, as empresas optaram por experimentalismos que em grande parte dos casos resultaram em sucessivos fracassos que levaram ao encerramento de milhares de jornais ou ao despedimento de profissionais, baixando assim a qualidade do produto final. Hoje, poucos duvidam que o jornalismo atravessa um dos piores períodos da sua história.

A evolução tecnológica, que sempre contribuiu para melhoria do jornalismo, transformou-se no seu principal inimigo? A resposta só pode ser uma: não. Mas é preciso reverter o processo, transformando estas dificuldade em oportunidades. A resposta pode estar na investigação científica e por isso nesta 3ª edição do JDM procuram-se propostas que abram novas perspetivas ao jornalismo num dos campos mais promissores: o do jornalismo móvel.

Com taxas de penetração que rondam os 100%, capacidades multimédia cada vez mais desenvolvidas, ligação à Internet e preços acessíveis, os dispositivos móveis representam uma oportunidade para o jornalismo do século XXI. Justifica-se, por isso, a existência de um congresso que se dedique exclusivamente à investigação neste campo.

Depois do 1º Encontro da Montanha sobre o tema realizado em Outubro de 2009, o evento ganhou a forma de congresso, em 2012, realizando-se agora bienalmente. Nesta terceira edição existirão quatro grupos de trabalho, sendo aprovados cinco trabalhos por mesa.

Tema 1: Formas de distribuição de conteúdos para dispositivos móveis

Tema 2: Modelos de negócio para a jornalismo móvel

Tema 3: Novas linguagens e novos formatos jornalísticos

Tema 4: Os dispositivos móveis como ferramentas de produção

Os cinco textos melhor pontuados serão publicados na revista Estudos em Comunicação num dossier especial - Todos os textos serão publicados em livro a editar nos Livros Labcom.