Jornadas de Ética – Cuidado da vida, cuidado da morte, morte voluntária

Jornadas de Ética
Cuidado da vida, cuidado da morte, morte voluntária
25-26 de Outubro 2018

Sala dos Conselhos, FAL–UBI

A discussão sobre a eutanásia, no sentido moderno deste termo, tende a polarizar-se numa controvérsia travada nos planos do direito e da ética médica ou bioética entre os defensores de um “direito a morrer” voluntariamente, considerado um direito fundamental, e os que o contestam frontalmente em nome da “sacralidade” da vida humana, da sua “inviolabilidade” (Constituição da R.P.), da “intangibilidade da dignidade humana” (Kant e Art.º 1.º da Constituição alemã), ou ainda do ethos profissional do médico, cujo dever seria somente curar, e não matar.  Sem menosprezar os planos normativos do direito político e da ética médica, o questionamento filosófico deverá passar por um alargamento prévio da reflexão por forma a ter em conta as questões filosóficas do significado da morte, em si e como parte da vida, da atitude a adoptar perante a morte e, na sequência desta, da opção prática entre os modos de morrer, voluntário ou “natural”, e sua justificação. A eutanásia, no sentido hodierno, é uma forma particular de morrer e de morte voluntária que carece de justificação ética ou rejeição justificada.  O momento inicial da filosofia moral e política foi a formulação da questão socrática “como viver?”, a qual inclui a pergunta “como morrer?”. A fórmula meletê thanatou, meditar a morte, aprender a morrer, valeu outrora como parte integrante da definição de filosofia. O objectivo destas jornadas é perspectivar a discussão sobre a eutanásia a partir da reflexão filosófica sobre a vida humana, a sua finitude e a morte como parte da vida, mantendo no horizonte a problemática jurídico-política e as implicações da prática da eutanásia ou da assistência ao suicídio para o ethos do médico.

Oradores

Ana Leonor Santos (Univ. Beira Interior)
André Barata (Univ. Beira Interior)
António Fernando Cascais (Universidade Nova de Lisboa)