Rhétoriké- revista digital de retórica, n. 06 - Retórica da Publicidade (Primavera 2019)

Chamada de Trabalhos para o nº6 da Rhétoriké- revista digital de retórica

Retórica da Publicidade

 

Coordenação: Samuel Mateus (Universidade da Madeira)

Prazo de Submissão de Propostas: 15 de Fevereiro de 2019

A Retórica é sobre a procura do método mais eficiente de exprimir uma ideia e persuadir o auditório a adoptar uma forma de pensar ou de fazer. Não é surpreendente, por isso, que um dos campos da comunicação onde mais se estuda e aplica os ensinamentos retóricos seja a Publicidade (no sentido de advertising).

Os publicitários constroem a mensagem persuasiva (por exemplo, fazer a audiência adquirir o seu produto ou serviço, mas também fazê-la acreditar na marca do produto) de forma adaptada àqueles a quem se dirige com vista à forma mais eficaz de os influenciar. Recorre não apenas a discursos verbais cuidadosamente preparados como se apoia, também, numa meticulosa apresentação visual das suas ideias. Não raras vezes (como na Publicidade de grandes marcas desportivas multinacionais), o anúncio condensa-se numa única imagem e na simples apresentação do logótipo num extraordinário exercício de síntese e de uso de mensagens e tropos fundamentalmente pictóricos.

Os últimos anos têm assistido ao aumento do interesse de estudar a Retórica no contexto da Publicidade, e não apenas pelas Ciências da Comunicação, como também pela Gestão e o Marketing que encontram nesta milenar disciplina fundamentos teóricos e metodológicos para compreender (e medir) o processo de mudança de atitude ou o processo de construção identitária da marca. Estes estudos lembram-nos a importância do sistema retórico no delinear das estratégias de publicidade que levem os indivíduos a relacionar-se com os anúncios de múltiplas formas, inclusivamente, por exemplo, de uma forma lúdica.

O número 6 da Rhetoriké revista digital de retórica, dedicado à Retórica da Publicidade, reúne artigos científicos que ajudem a esclarecer o funcionamento da retórica da Publicidade e que iluminem a dimensão persuasiva das suas mensagens, na sua dupla vertente verbal ou visual, incluindo as questões argumentativas ou de estilo.

Este número acolhe contributos de âmbito teórico ou empírico (incluindo estudos de caso), de todas as áreas do conhecimento (como por exemplo, Estudos Clássicos, Estudos Literários, Linguística, Filosofia ou Gestão), que iluminem os processos contemporâneos da comunicação persuasiva na Publicidade, e incentiva propostas enquadradas nas seguintes temáticas:

· Retórica Visual e “Retórica das Imagens”;

· Persuasão Visual;

· Tropos Retóricos (verbais ou visuais como a metáfora pictórica);

· Estilo e Elocutio retóricas numa perspetiva comparada da publicidade;

· Razão e Emoção (modelos cognitivos e emocionais da mensagem publicitária);

· A Insistência da Publicidade sobre o Pathos;

· A Relação persuasiva entre Texto Pictórico e Texto Linguístico;

· Análise Multimodal da Persuasão;

· Estudos Empíricos de Mudança de Atitude e de mudança de perceção da marca;

· Argumentação na Publicidade;

· Usos dos Lugares do Preferível;

· A Construção do Ethos pela Publicidade;

· Género Epidíctico na Publicidade.

 

Serão aceites artigos científicos em Português e Castelhano devendo estes ser submetidos para o seguinte endereço de correio eletrónico: sammateu@gmail.com com o título “Nº6 Rhetoriké”

Prazo de Submissão de Propostas: 15 de Fevereiro de 2019

Open for more information

Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior