Conferência “Retórica Mediatizada”

Chamada de Comunicações
Prazo de Submissão de Resumos
8 de Março de 2019

A conferência “Retórica Mediatizada” pretende ser uma oportunidade de debate, discussão e reflexão em torno do papel da retórica na comunicação, em especial, na comunicação mediatizada.

Estudar a Retórica Mediatizada, tal como afirma Fidalgo (2005: 151), não é estudar a retórica mediática – os discursos de que os meios de comunicação se servem para os seus fins – mas examinar as modificações que os meios de comunicação operam nos processos persuasivos.

Pede uma compreensão alargada da comunicação persuasiva e a passagem do triângulo ao quadrado retórico (Fidalgo, 2009: 231). A retórica mediatizada faz dos Media, não um elemento acrescido à retórica, mas um elemento central que reorganiza os restantes membros do triângulo retórico.

A conferência reunirá comunicações que demonstrem as diversas imbricações entre a retórica e os meios de comunicação, e acolhe contributos, de âmbito teórico ou empírico (incluindo estudos de caso), de todas as áreas do conhecimento (abrangendo, por exemplo, Estudos Clássicos, Estudos Linguísticos ou Filosofia), que iluminem os processos contemporâneos da comunicação persuasiva.

São especialmente incentivadas propostas enquadradas nas seguintes temáticas:

• Media e Géneros Retóricos;
  • Análise dos Auditórios e das Audiências
  • A Publicidade como Género Retórico;
  • Construção Mediatizada do Ethos do orador;
  • As Múltiplas Instâncias do Orador;
  • Importância da Acção e desvalorização da Memória;
  • Retórica das Imagens (publicitárias ou outras).

Serão aceites resumos (máximo de 300 palavras) em Português e Castelhano devendo estes ser submetidos, juntamente com a informação institucional e biográfica dos seus autores, para os seguintes endereços de correio eletrónico: sammateu@gmail.com e ivvone@gmail.com com o título “Conferência Retórica Mediatizada”.

Programa Provisório

09:00- Recepção aos Conferencistas