Jornadas SOPCOM: “Jornais e rádios locais: desafios empresariais e editoriais”
“Jornais e rádios locais: desafios empresariais e editoriais” é o mote para um dia de encontro, convívio e debate, promovido pelos Grupos de Trabalho (GT’s) de Media Regionais e Comunitários e de Rádio e Meios Sonoros da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.
Na era da globalização o jornalismo de proximidade está a passar por transformações profundas. À eterna questão em torno financiamento e dos modelos de negócio dos media, juntam-se outras como as de ordem estrutural, geracional, educacional, profissional ou editorial.
A imprensa regional e local e as rádios locais deixaram de se confinar a um espaço geográfico, saltaram fronteiras e tornaram-se também eles globais. O contexto dos media tem vindo a alterar-se: há novas formas de produção, outras plataformas de distribuição, novas formas de consumo. Estas mudanças representam novos desafios editoriais, mas também empresariais em que se procuram modelos de negócios ou apenas de sobrevivência face aos novos desafios que o século XXI trouxe.
A realidade dos media regionais e locais é, muitas vezes, relegada para um segundo plano ou discutida num contexto mais amplo sem que se debatam as suas especificidades. É nesse sentido que os GT’s de Media Regionais e Comunitários e de Rádio e Meios Sonoros da SOPCOM entendem que é necessário fazê-lo trazendo a debate um subsector dos media muitas vezes esquecido.
Call for papers
Convidam-se todos os investigadores a apresentarem propostas de resumo para as sessões paralelas do GT de Media Regionais e Comunitários e do GT de Rádio e Meios Sonoros.
1. As propostas de comunicação devem inserir-se no âmbito da temática das Jornadas SOPCOM.
2. Cada autor pode submeter no máximo duas propostas, como autor ou co-autor. No caso de apresentar propostas a cada um dos GT’s, deve submetê-las em separado e enviá-las aos endereços indicados.
3. O texto das propostas deve ter uma extensão máxima de 400 palavras, com as seguintes indicações: autor(es), filiação e email; título da comunicação; enquadramento teórico; relevância; metodologia; resultados esperados.
4. O documento deve ser submetido em formato Word.
5. Aceitam-se propostas escritas em língua portuguesa e espanhola.
6. As propostas de comunicação devem ser enviadas para o GT respetivo e para os seguintes endereços:
GT de Media Regionais e Comunitários: mcr.sopcom@gmail.com; pedrojeronimo.phd@gmail.com e sonialamy@gmail.com
ou
GT de Rádio e Meios Sonoros: radioemeiossonoros@gmail.com; aisabelreis@gmail.com e fabiofonsecaribeiro@gmail.com
Datas Importantes
Abertura da chamada a resumos: 1 de março
Fecho da chamada a resumos: 15 de abril
Notificação de resultados: 30 de abril
Inscrição – 1 de maio a 15 de maio
Publicação
Está prevista a edição de um ebook na Livros LabCom, com os textos das comunicações.
Entrega de textos completos: 31 de julho
Paginação e Publicação: até final de 2020
Inscrição
Participação sem comunicação: grátis
Participação com comunicação (sócios SOPCOM): 30 euros
Participação com comunicação (não-sócios SOPCOM): 40 euros
Organização
GT de Media Regionais e Comunitários
GT de Rádio e Meios Sonoros
Re/media.Lab
Apoio
LabCom – Comunicação e Artes
Universidade da Beira Interior