Designa2011 - Proceedings. A Esperança Projectual.

por Francisco Paiva & Catarina Moura (Orgs.)
Colecção: Cinema e multimedia
Ano de edição: 2012
ISBN: 978-989-654-097-5
Preço da edição impressa: € 20

Edição:

Faculdade de Artes e Letras
Av. Marquês D ‘Ávila e Bolama
6200 Covilhã, Portugal

Unidade de Investigação: LabCom - Online Communication Lab
Coordenação Científica: Francisco Paiva
Organização: Francisco Paiva & Catarina Moura
Design Gráfico: João Nuno Sardinha
Impressão: Serviços Gráficos da Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal
Depósito Legal: 353249/12
Tiragem: 500 exemplares

Sinopse:

Tem-se desperdiçado a oportunidade de reflectir sobre a vastidão dos problemas conceptuais e operativos colocados pelo Design, considerado como processo de projecto ou enquanto um produto que acentua a dialéctica do concreto. É da consciência dessa falta que nasce a vontade de proporcionar alguma sistematicidade à reflexão, criando rotinas de encontro capazes de gerar o sentido de comunidade de prática e de dar visibilidade a este corpus disciplinar, no todo e aos seus diversos ramos especializados, que vão da arte e da comunicação à indústria. Muitos dos temas discutidos pelos designers e pelos críticos e teóricos da cultura gravitam em torno da melhoria das condições de vida e do valor estético e económico dos produtos, tangíveis ou imateriais. Ou seja, o mundo do Design raramente é alheio aos problemas concretos da sociedade, embora seja frequentemente tomado por coisa supérflua, sobretudo nos meios mais refractários à incorporação de dinâmicas projectuais ou incapazes de alocar a criatividade a determinados fins.

Open for more information