Apresentação


Ao longo da história do cinema temos assistido a um complexo debate sobre a relação recíproca entre o cinema e as outras artes que se caracteriza, sobretudo, por um conjunto de esforços criativos e gestos experimentais de ambos os domínios, permeado por dialogismos que transitam entre a expressão das outras artes no cinema e a transmutação do cinema nas outras artes. Desde a defesa do valor estético da imagem em movimento até às formas mais híbridas construídas sob novos referenciais, o cinema está em constante relação de reciprocidade com as outras artes, quer seja por uma relação de tensão, de presença de uma na outra, ou em última instância, de diluição das fronteiras. Este campo investigativo encontra nas possibilidades operativas da intertextualidade e no regime dialógico da construção artística, processos metodológicos capazes de estruturar o discurso científico.
O encontro internacional O Cinema e as outras Artes terá a sua terceira edição nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2018, na Universidade da Beira Interior. O seu principal objetivo passa por promover a discussão/reflexão sobre problemáticas atuais relativamente ao diálogo entre as diferentes formas de arte, tendo como ponto de contacto o cinema. Procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura interdisciplinares e interculturais, são convidados a participar neste encontro, investigadores das diversas áreas científicas, com especial preponderância para os Estudos Fílmicos, os Estudos Artísticos e os Estudos Culturais, que, em diferentes domínios disciplinares e fases de investigação, se ocupam destas questões.

Programa


Oradores

Eduardo Paz Barroso


Crédito fotográfico: Miguel Nogueira

É professor universitário e programador cultural, autor de uma dezena de livros e de cerca de meia centena catálogos e inúmeros ensaios e artigos no âmbito da estética, artes plásticas, artes do espectáculo, cinema e análise dos media. Conferencista e crítico de arte, comissário de exposições de artes plásticas e colóquios em instituições públicas e privadas desde 1980 até ao presente.
Professor catedrático de Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa. Obteve o título de Agregado pela Faculdade de Letras e Artes Universidade da Beira Interior (2009). É Doutor em Ciências da Comunicação, especialidade em Comunicação e Cultura, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2002) e licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1986). Foi o primeiro Director do Teatro Nacional S. João (1992-95). Consultor do SBAL da Fundação Calouste Gulbenkian (1996/2002). Desenvolveu extensa actividade como jornalista profissional em vários órgãos de comunicação social (1980/92). Integrou o painel de júris do ICA - Instituto de Cinema e Audiovisual. Foi membro da Comissão Executiva do Centenário Manoel de Oliveira. É investigador do LabCom (Laboratory of Online Communcation), Universidade da Beira Interior. Actualmente é presidente do Coliseu do Porto, nomeado pela Área Metropolitana do Porto, Câmara Municipal do Porto e Ministério Estado da Cultura.
Em 2018 comissariou a exposição "Coliseu Porto 75 Anos de Histórias" que teve por referência uma das mais emblemáticas obras do arquitecto Cassiano Branco e editou o respectivo catálogo do qual é também um dos co-autores.

Abuín Gonzalez

Profesor Titular de Teoría de la literatura y Literatura Comparada (Acreditado a Cátedra) en la Universidad de Santiago de Compostela. Especialista en estudios de performance, intermedialidad y estudios filmoliterarios. Entre sus últimos libros: El teatro en el cine (Cátedra, 2013), A Comparative History of the Literatures in the Iberian Peninsula (John Benjamins, 2016) y Déplacer, détourner, résister : la performativité artistique en jeu Du théâtre et autores medias (Lansman, 2018). Es director del Centro de Estudios Fílmicos de la USC. Coordina el grupo PERFORMA, que cuenta con financiación del Ministerio de Economía y Competitividad. Dirige el Proyecto del Diccionario de Términos Literarios para el Centro Ramón Piñeiro de Investigación en Humanidades.

Chamada de Trabalhos


A organização O Cinema e as Outras Artes convida toda a comunidade científica, a submeter propostas originais que se enquadrem na dinâmica do evento, de 31 de janeiro a 15 de junho de 2018
Cada proponente poderá apresentar apenas uma proposta de comunicação.
As comunicações poderão ser apresentadas por coautores, desde que um dos proponentes esteja devidamente inscrito no encontro.
Todas as comunicações terão a duração máxima de 20 minutos, independentemente do número de coautores. Serão também permitidas propostas de mesas temáticas enviadas por grupos de proponentes.

Resumos:
Os resumos devem ser enviados em formato Word document para o email c_@labcom.ubi.pt, incluindo a seguinte informação:

  • Autor(es)
  • Filiação institucional
  • Título da proposta
  • Resumo (máx. 500 palavras) mais cinco palavras-chave
  • Biografia de cada autor (máx. 150 palavras)

Artigos finais:

  • Os artigos finais selecionados serão incluídos no e-Book do evento a ser editado por LabCom.IFP.
  • O prazo de envio dos artigos finais será divulgado após a realização do Encontro em outubro próximo.

  1. Instruções para os autores:
    • A contribuição é original e inédita e não se deve encontrar sob revisão ou para publicação por outra edição. Os artigos, bem como a autorização de publicação das imagens, são da exclusiva responsabilidade dos autores.
      São aceites artigos em Português, Inglês, Francês e Espanhol. O formato para submissão deve ser em Microsoft Word. As imagens devem ser incluídas no texto e ser enviadas em separado (formato JPEG, PNG, PDF com 300 dpi de resolução)
  2. O artigo deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos a seguir descritos:
    1. O artigo deve ter no máximo 15 páginas e seguir a seguinte estrutura:
      Título do artigo;
      Autor;
      Instituição/ Afiliação;
      Resumo e Palavras-Chave;
      Texto;
      Referências bibliográficas e filmográficas;
    2. Referências bibliográficas e filmográficas:
      As referências devem seguir as normas APA (American Psychological Association).
    3. Citações:
      As citações no texto e notas de rodapé devem seguir as normas APA (American Psychological Association).
    1. Imagens: O artigo pode conter imagens inseridas ao longo do texto. Todas as imagens devem conter uma legenda com o formato: "Imagem 1: conteúdo da legenda" (Não serão publicadas imagens sem legenda).
    2. Formatação do texto:
      Título do artigo: Times New Roman, corpo 14, parágrafo a espaço e meio, alinhamento à esquerda.
      Autor, Instituição: Times New Roman, corpo 12, parágrafo a espaço e meio, alinhamento à esquerda.
      Resumo e Palavras-Chave: Times New Roman, corpo 10, parágrafo espaço simples, alinhamento justificado.
      Corpo do texto: Times New Roman, corpo 12, parágrafo a espaço e meio, alinhamento justificado.
      Notas de rodapé/final de página: Times New Roman, corpo 10, parágrafo espaço simples, alinhamento justificado; as notas devem seguir a numeração árabe.
      Citações: As citações com 40 ou mais palavras devem ser sparadas do corpo do texto por um parágrafo, corpo 10, parágrafo espaço simples, alinhamento justificado.
      Referências bibliográficas e filmográficas: Times New Roman, corpo 12, parágrafo a espaço e meio, alinhamento justificado.

Idiomas de trabalho:

  • Português, Inglês, Espanhol e Francês

Calendário

  • 31.01.2018 - 31.05.2018 – Submissão de propostas
  • 15.06.2018 – Extensão do prazo para submissão das propostas
  • 15.07.2018 – Notificação dos autores com propostas aceites
  • 30.07.2018 – Data limite para inscrição dos autores com propostas aceites
  • 15.09.2018 – Envio do programa provisório para alterações
  • 30.09.2018 – Divulgação do programa final
  • 24-26.10.2018 – Encontro O Cinema e as outras Artes

Inscrição


A inscrição no evento terá uma taxa de inscrição no valor de 40€ para todos os participantes com propostas aceites e que desejem confirmar a sua presença no evento.

A taxa de inscrição inclui: material, coffee breaks, participação e certificado (digital).


Para formalização da inscrição é necessário enviar um e­mail para c_@labcom.ubi.pt com a seguinte informação:

  • Nome completo
  • Instituição (se aplicável)
  • Profissão, Ocupação ou Curso Frequentado
  • E-mail de contacto
  • Morada
  • Comprovativo de transferência bancária
  • [Para efeitos de recibo solicita-se também a indicação do NIF]

Dados para transferência bancária:

  • Banco SANTANDER TOTTA
  • IBAN PT50 0018 0003 23220304020 89
  • SWIFT code TOTAPTPL

Nota: O evento é aberto a toda a comunidade científica interna ou externa à Universidade da Beira Interior. Todos aqueles que pretendam assistir ao mesmo poderão fazê-lo gratuitamente e sem qualquer tipo de inscrição prévia.

Comissões


Comissão Científica

  • Abílio Hernandez Cardoso
    Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra (PT)
  • Ana Isabel Soares
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve (PT)
  • António Costa Valente
    Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (PT)
  • Antonio Fatorelli
    Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (BR)
  • António Preto
    Escola Superior Artística do Porto (PT)
  • Carlos Melo Ferreira
    Escola Superior Artística do Porto (PT)
  • Carmen Peña-Ardid
    Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Zaragoza (ES)
  • Daniel-Henri Pageaux
    Sorbonne Nouvelle, Université de Paris III (FR)
  • Daniel Tércio
    Instituto de Etnomusicologia | Centro de Estudos em Música e Dança, Universidade de Lisboa (PT)
  • Dietrich Neumann
    Department of the History of Art and Architecture | Urban Studies, Brown University (DE)
  • Francisco Paiva
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • François Penz
    Department of Architecture, University of Cambridge (FR)
  • Jord den Hollander
    Cineasta, arquiteto e diretor do Architecture Film Festival Rotterdam (NL)
  • Jorge Gorostiza
    Arquiteto e Urbanista, Gobierno de Canarias, (ES)
  • Luís Nogueira
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)

  • Luís Urbano
    Faculdade de Arquitectura, Universidade do Porto (PT)
  • Manuel Deniz Silva
    Instituto de Etnomusicologia | Centro de Estudos em Música e Dança, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Maria Da Luz Correia
    Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho | Universidade dos Açores
  • Maria do Rosário Lupi Bello
    Departamento de Humanidades, Universidade Aberta (PT)
  • Margarida Medeiros
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Maria Irene Aparício
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Maria João Castro
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Mirian Tavares
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve (PT)
  • Paulo Filipe Monteiro
    Universidade Nova de Lisboa
  • Paulo Serra
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • Sérgio Guimarães de Sousa
    Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho (PT)
  • Susana Nascimento
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Susana Lourenço Marques
    Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto (PT)
  • Tito Cardoso e Cunha
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • Vasco Carvalho
    Escola das Artes, Universidade Católica do Porto (PT)


Comissão Organizadora
  • Anabela Branco de Oliveira
    UTAD | LabCom.IFP
  • Ana Catarina Pereira
    LabCom.IFP
  • Liliana Rosa
    IFILNOVA, FCSH.UNL
  • Manuela Penafria
    LabCom.IFP
  • Nélson Araújo
    CEAA / ESAP
Comissão Executiva
  • Mércia Pires
    Secretariado
  • Sara Constante
    Design
  • Susana Costa
    Web Developer / Apoio Informático
  • Delfina Rodrigues
    Tradução
  • LabCom.IFP
    Apoio Logístico

Contactos

Geral:
c_@labcom.ubi.pt

Localização

Universidade da Beira Interior
Faculdade de Artes e Letras
Departamento de Comunicação e Artes
Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã, Portugal

Telefone
(+351) 275 242 023 / ext. 1201

Facebook

Informações Úteis


De transportes públicos:

  • A partir de Lisboa - comboio ou de autocarro (duração média da viagem: 3h30 a 4h)
  • A partir do Porto - autocarro (duração média da viagem: 3h30 a 4h)


De carro:

  • A partir de Lisboa - autoestradas A1 e A23
  • A partir do Porto - autoestradas A1, A25 e A23
  • GPS: +40° 16' 40.31" -7° 30' 32.30"


Alojamento: