Capa: Gabriel Magalhães e Urbano Sidoncha (Org.) (2018) Cultura(S): Definições, Desafios, Percursos. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
Cultura(S): Definições, Desafios, Percursos

by Gabriel Magalhães e Urbano Sidoncha (Org.)

Coleção: Ars
Ano da edição: 2018
ISBN: 978-989-654-484-3
Preço da edição impressa: € 8   Encomendar


Download PDF - 3713 KB


Sinopse

A aposta nos estudos da cultura foi cedo entendida pela Universidade da Beira Interior e pela sua Faculdade de Artes e Letras como uma diretriz estratégica, que vinha dar resposta a demandas de ordem e natureza diversas que há muito se faziam sentir. Essas necessidades não vinham apenas do exterior, traduzindo o reconhecimento crescente que à cultura era devido nas mais diversas esferas da vida em comunidade – política, social, económica. Foram também necessidades de outra índole, de natureza endógena, traduzindo desta feita uma ideia de comunidade que, enquanto academia, desejávamos e desejamos ser, indicando de permeio um novo e decisivo impulso que pretendíamos dar à investigação em cultura, aos seus fenómenos respetivos e aos seus múltiplos e riquíssimos desdobramentos. 

(...)

O presente livro funciona como mais um passo dado em todo este trajeto. De facto, são já várias as publicações que levámos a cabo, mas, nestas páginas, fica particularmente patente a “vida íntima”, por assim dizer, do trabalho que se tem realizado na Universidade da Beira Interior com base quer na Licenciatura em Ciências da Cultura, quer no Mestrado em Estudos de Cultura, um trabalho múltiplo e diversificado, que abrange a reflexão teórica e as preocupações pedagógicas, assim como o intercâmbio de experiências com muitas instituições e personalidades que se dedicam a estas matérias. Como já se referiu, esta colaboração com os agentes culturais não se esgota nas desejadas cumplicidades regionais, alargando-se a todo o país, bem como ao estrangeiro, seja na sua vertente europeia, seja na brasileira. Contudo, tal e como neste livro se poderá ver, a região da Beira Interior e o desafio que ela representa, também no âmbito cultural, são algo que assumimos claramente.



Índice

Apresentação - 9
Gabriel Magalhães e Urbano Sidoncha

Ciência e Cultura: confluências, oposições e ambivalências - 17
Paulo Serra

Da Cultura de exigência à exigência de Cultura. Notas sobre as formações superiores universitárias em Cultura - 27
Urbano Mestre Sidoncha 

Comunicação e Cultura: distâncias e convergências num mundo em rede - 39
João Carlos Correia 

Do muro como limite, símbolo e lugar de expressão. A Arte Urbana e os seus contextos - 51
Catarina G. Moura

Pedagogia e cultura: breves contributos para a formação de futuros agentes culturais - 77
Ana Catarina Pereira

O caleidoscópio beirão. Ensaio sobre a identidade cultural da Beira Interior - 87
Gabriel Magalhães

Colóquio “Cultura(s): Percursos, Definições, Desafios” - 97
João Morgado

A Beira Interior real e a Beira Interior sonhada - 105
Nuno Francisco 

Dez Filmes para uma História do Cinema - 117
Luís Nogueira

Os museus e o reforço da autoestima das comunidades locais: o caso do Museu da Castanha na Aldeia do Bispo (Guarda) - 133
Alexandre António da Costa Luís e Carla Sofia Gomes Xavier Luís

WOOL – Covilhã Arte Urbana. Um olhar sobre o festival - 147
Pedro Seixo Rodrigues

Percurso(s) e Desafios: o Caso do Centro de Estudos Jesué Pinharanda Gomes - 157
Maria de Fátima Assunção Pinheiro e Maria Joana Frazão Monteiro Patrício

Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior