Capa: Anabela Branco de Oliveira, Ana Catarina Pereira,  Liliana Rosa, Manuela Penafria, Nelson Araújo (Editores) (2019) Cinema e Outras Artes I: Diálogos e Inquietudes Artísticas. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
Cinema e Outras Artes I: Diálogos e Inquietudes Artísticas

by Anabela Branco de Oliveira, Ana Catarina Pereira, Liliana Rosa, Manuela Penafria, Nelson Araújo (Editores)

Coleção: Ars
Ano da edição: 2019
ISBN: 978-989-654-583-3
Preço da edição impressa: € 17   Encomendar


Download PDF - 13633 KB


Sinopse

Cinema e Outras Artes assume-se como uma coleção de livros que tem como linha programática reunir investigações dedicadas à intersecção dos Estudos Fílmicos com outras formas de expressão artística, numa constante revisitação da expressão Sétima Arte

O primeiro volume, Cinema e Outras Artes I, dá conta da profícua e já longa relação entre o cinema e a escrita e reúne contribuições várias que se encontram na confluência entre a Ciência, a Arte e a Filosofia.


Índice

Apresentação - 15

Da palavra à imagem permanece o mistério da música: Tous les matins du monde, filme de Alain Corneau - 19
Daniel-Henri Pageaux

Parte 1: Literatura e Poesia - 45

Entre dois Planos Nacionais - o reduzido cinema português e o grande espaço da literatura - 47
António Manuel Dias Costa Valente

Rebecca (Hitchcock) e As Formigas (Lygia Fagundes Telles): espaços de suspense - 61
Fátima Leonor Sopran

Como os desdobramentos convergem para a construção do suspense em Sueurs Froides (d’entre les morts) (1954) e em Vertigo (1958)? - 77
Maria do Socorro Aguiar Pontes Giove 

Cine y literatura en Iris Murdoch: narrativa y olvido - 89
Ramón Luque

Os Maias cinematografados: Leitura colateral das (des)continuidades portuguesas - 95
Filomena Antunes Sobral

Apuntes sobre semiótica de la narrativa audiovisual: poética, retórica y niveles de significación - 113
Alfonso M. Rodríguez de Austria Giménez de Aragón

Análise da transformação do narrador na adaptação cinematográfica do livro O Amor nos Tempos do Cólera - 131
André Laender Pita

Auto da Compadecida invade o cinema: uma análise dos processos de adaptação, direção e montagem da obra de Guel Arraes - 147
João Evangelista do Nascimento Neto

João Botelho: um certo olhar sobre a Literatura - 165
Luis Carlos Pimenta Gonçalves

Dar a palavra – Veredas, de João César Monteiro - 183
Elisabete Marques

Synecdoche, New York: O Filme pela Figura - 195
Francisco Ricardo Cipriano Silveira

L’amant de la Chine du Nord (1991): novo gênero discursivo entre cinema e literatura - 217
Maria do Socorro Aguiar Pontes Giove

Parte 2 - Arte, Ciência e Filosofia - 229

O Cinema de Majid Majidi: Bacheha-Ye aseman / Filhos do Paraíso – Um exercício de confluência entre a Ética e a Estética - 231
António Júlio Andrade Rebelo

Uma interpretação do filme Inception: entre os sonhos e a antiga arte da memória - 245
Carlos Alberto de Matos Trindade

The way things go: O banal transfigurado em Fischli & Weiss - 267
Guy Amado

Edenes modernos: la naturaleza como metáfora fílmica del origen perdido - 285
Chantal Poch

Stromboli: a jornada do herói e as estruturas do imaginário no neorrealismo italiano de Rossellini - 301
Paula Pires da Silva

Autoria e Organização - 315

Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior
2024  ©  Communication & Arts