Capa: Ana Sofia Paiva (2019) Rádio Aumentada: Uma proposta de reportagem com som binaural e realidade aumentada. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
Rádio Aumentada: Uma proposta de reportagem com som binaural e realidade aumentada

by Ana Sofia Paiva

Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2019
ISBN: 978-989-654-635-9
Preço da edição impressa: € 10   Encomendar


Download PDF - 9525 KB


Sinopse

Ao longo de mais de 30 anos, a TSF destacou-se no panorama mediático em Portugal. A “rádio que mudou a rádio” tornou-se numa emissora inovadora, não só no próprio estilo como nas rotinas jornalísticas. Com o advento da internet e das tecnologias digitais, novos canais de distribuição e outras linguagens agregaram-se à rádio, dotando-a de um conjunto de características e ferramentas. O que é apresentado neste trabalho de investigação, inspirado na história da emissora, consiste na proposta de uma linguagem complementar ao jornalismo radiofónico. O objetivo é valorizar e potenciar a reportagem radiofónica com recurso à tecnologia de realidade aumentada e som binaural. Este protótipo assenta na premissa da mobilidade permitida pelos smartphones, enquanto o ouvinte pode, através de uma aplicação de realidade aumentada, apontar para o logótipo específico da TSF e “aumentar”, i.e. ouvir, uma reportagem de cinco minutos, com recurso ao wearable mais comum: os headphones. A diferença é que a reportagem é reproduzida com som 3D, especificamente som binaural, de maneira a que o elemento privilegiado seja o áudio e o ouvinte possa usufruir de todas as sensações transmitidas pela paisagem sonora.

Índice

Introdução - 13

CAPÍTULO I - A RÁDIO - 19
1.1 A paisagem da rádio em Portugal - 19
1.2 Do FM para o mundo… ilegalmente - 21
1.3 TSF: a rádio inovadora - 22
1.4 Legalmente rádio. “A amada rádio” - 26
1.5 O estilo TSF - 27
1.6 A internet na TSF - 34

CAPÍTULO II - A RÁDIO E OS DISPOSITIVOS MÓVEIS - 39
2.1 Os ecrãs e a vida da rádio dentro deles - 40
2.2 Da rádio a preto e branco para a rádio a cores - 42
2.3 Canais de distribuição: as redes socias - 45
2.4 As notificações (pushed news) - 47
2.5 Podcast - 49
2.6 Os wearables e os hearables aplicam-se à rádio? - 51

CAPÍTULO III - OS DIAS DA RÁDIO. PROJEÇÕES DE FUTURO - 57
3.1 O Digital Audio Broadcasting (DAB) - 57
3.2 O Projeto ROLI - 61
3.3 Lá fora, que som tem a rádio? - 62
3.4 Algumas tendências para o futuro - 67
3.5 Como imagina a rádio daqui a 10 anos? - 68

CAPÍTULO IV - OUVIR A TRÊS DIMENSÕES - 73
4.1 Ouvir e ser ouvido - 73
4.2 Pequena resenha histórica - 76
4.3 Ouvir em 3D - 81
4.4 Dispositivos móveis, som binaural e rádio - 86

CAPÍTULO V - O AUMENTO DA REALIDADE - 91
5.1 Definição de conceitos - 91
5.2 Contexto histórico - 95
5.3 A Realidade Aumentada e o Jornalismo - 98
5.4 Aumentar as qualidades e os defeitos - 102
5.5 Ambientes aumentados pelo áudio - 104

CAPÍTULO VI - RÁDIO AUMENTADA: PROPOSTA DE UM MODELO INOVADOR - 109
6.1 Fabricar a ideia - 110
6.2 Da ideia à prática - 111
6.3 Produto final - 115
6.4 Futuras linhas de investigação - 118

Anexos - 133

Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior