Capa: Rogério Christofoletti (Org.) (2010) Vitrine e vidraça: Crítica de Mídia e Qualidade no Jornalismo. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
Vitrine e vidraça: Crítica de Mídia e Qualidade no Jornalismo

by Rogério Christofoletti (Org.)

Coleção: Livros LabCom
Série: Jornalismo
Ano da edição: 2010
ISBN: 978-989-654-050-0
Preço da edição impressa: € 10   Encomendar


Download PDF - 2196 KB


Sinopse

A qualidade implica na autocrítica, no estabelecimento de metas e objetivos, no seu alcance e na avaliação contínua de práticas e processos. O jornalismo não apenas oferece produtos informativos, mas também se insere nas sociedades como um importante elo entre os públicos, ajudando a formar opinião, estabelecendo consensos, alimentando-se de controvérsias. Portanto, discutir qualidade no jornalismo está intimamente ligado ao exercício da crítica de mídia, à reflexão sobre democracia e responsabilidade social. Está também atrelado ao debate sobre a ética, a formação dos novos jornalistas, a inovação e a busca da excelência técnica. Tratar de qualidade conjuga preocupações de ordem econômica, política e metodológica, aspectos que auxiliam a construir novas bases para o jornalismo.

Índice

 

Apresentação: Sobre pedras e tijolos 1

I Da análise e da crítica

5 O jornalismo como teoria democrática
por Luiz Martins da Silva 7 Jornalismo e informação para democracia: parâmetros de crítica de mídia por Danilo Rothberg 21 Responsabilidade Social da Mídia: análise conceitual e perspectivas de aplicação no Brasil, em Portugal e na Espanha por Fernando de Oliveira Paulino 35 O conceito de enquadramento e sua contribuição à crítica de mídia por Danilo Rothberg 53 Monitoramento de Cobertura e Produção Experimental Monitorada: Pesquisa aplicada voltada para a qualificação de produtos e pro- cessos jornalísticos por Josenildo Luiz Guerra 69 De "Ouvinte" a "Ouvidor": Responsabilidade Social da Mídia e parâmetros para atuação da Ouvidoria das Rádios da Empresa Bra- sil de Comunicação (EBC) por Fernando Oliveira Paulino 95 II Do aperfeiçoamento e do avanço 111 Jornais Populares de qualidade: Ética e sensacionalismo em um novo padrão do jornalismo de interior catarinense por Laura Seligman   Concentração de mídia e qualidade do noticiário no sul do Brasil por Rogério Christofoletti 127 Qualidade da Formação em Jornalismo Cultural na Modernidade Líquida
por Marcos Santuario 139 Avaliação de qualidade jornalística: desenvolvendo uma metodologia a partir da análise da cobertura sobre segurança pública por Josenildo Luiz Guerra 153 Brevíssima cronologia da inovação na imprensa brasileira por Rogério Christofoletti 173 Os Autores 193
Apoios:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior