Ema Patrícia de Lima Oliveira

Email: ema@ubi.pt
Instituição: Universidade da Beira Interior
Grupo: Comunicação e Media
Doutorada em Psicologia (especialidade Psicologia da Educação, Univ. Minho). Professora Auxiliar na Univ. da Beira Interior. Atuais interesses de investigação na área da Psicologia Positiva, excelência, criatividade e adaptação académica.

Publicações

    Outros
  • Almeida, L. S., Oliveira, E. P., & Melo, A. S. (2002) Bateria de Instrumentos para a Sinalização de Alunos Sobredotados e Talentosos. Braga: Universidade do Minho (Edição dos autores).
  • Livros (autor)
  • Rocha, A., Almeida, A. I. S., Palhares, C., Oliveira, E. P., Fonseca, H., Almeida, L. S., Miranda, L., Pereira, M., & Bahia, S. (2017) Guia para professores e educadores – Altas capacidades e sobredotação: Compreender, identificar, atuar. Braga: ANEIS.
  • Almeida, L. S., Fleith, D. S., & Oliveira, E. P. (2013) Sobredotação: Respostas educativas. Braga: ADIPSIEDUC.
  • Livros (editor)
  • Almeida, L. S., Oliveira, E. P., & Melo, A. S. (2000) Alunos sobredotados: Contributos para a sua identificação e apoio. Braga: ANEIS.
  • Artigos
  • Oliveira, E. P., Merino, M. D., Privado, J., & Almeida, L. S. (2018) Escala de Funcionamento Psicológico Positivo: Adaptação e validação junto de estudantes portugueses do ensino superior. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica, 48 (3), 151-162. DOI: 10.21865/RIDEP48.3.13.
  • Oliveira, E. P., Merino, M. D., Privado, J., & Almeida, L. S. (2017) Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr. 7, 92-96,. DOI: 10.17979/reipe.2017.0.07.2733.
  • Osório, A., Oliveira, E. P., Rocha, A., & Melo, A. S. (2011) Projeto PISTA: Contributos para a identificação e caracterização da sobredotação num grupo de risco. Sobredotação, 12, 131-151.
  • Almeida, L., & Oliveira, E. (2010) Los alumnos con características de sobredotación: La situación actual en Portugal. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado (REIFOP), 13 (1), 85-95.
  • Barros, D. P., Primi, R., Miguel, F. K., Almeida, L. S., & Oliveira, E. P. (2010) Metaphor creation: A measure of creativity or intelligence? European Journal of Education and Psychology, 3 (1), 103-115.
  • Oliveira, E. P., & Almeida, S. (2010) Representações e práticas de professores e psicólogos no apoio aos alunos com características de sobredotação. Sobredotação, 11, 127-139.
  • Oliveira, E., Almeida, L., Ferrándiz, C., Ferrando, M., & Prieto, M. D. (2009) Tests de pensamiento creativo de Torrance (TTCT): Elementos para la validez de constructo en adolescentes portugueses. Psicothema, 21 (4), 562-567.
  • Almeida, L. S., Prieto, D., Ferrando, M., Oliveira, E., & Ferrándiz, C. (2008) Torrance Test of Creative Thinking: The question of its construct validity. Thinking Skills and Creativity, 3, 53-58.
  • Almeida, L. S., Candeias, A., Primi, R., Ramos, C., Rodrigues, A. P., Coelho, H., Dias, J., Miranda, L., & Oliveira, E. P. (2003) Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5/6): Estudo nacional de validação e aferição. Revista Psicologia e Educação, 2 (1), 7-17.
  • Almeida, L. S., Pereira, M. A., Miranda, L., & Oliveira, E. P. (2003) A investigação na área da sobredotação em Portugal: Projectos e resultados. Sobredotação, 4 (1), 7-27.
  • Oliveira, E. P., & Guimarães, C. (2003) Campo de férias “Estímulo ao Talento e à Cooperação…”: Um programa de enriquecimento com alunos sobredotados e talentosos. Sobredotação, 4 (2), 123-135.
  • Almeida, L. S., Oliveira. E. P., Silva, M., & Oliveira, C. (2002) O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas. Inovação, 15 (1,2,3), 163-179.
  • Oliveira, E. P. (2002) Desenvolvimento sócio-emocional de alunos sobredotados: Risco e resiliência. Sobredotação, 3 (1), 151-166.
  • Sousa, A., Ramos, C., Santos, L., Correia, L. V., Almeida, L. S., & Oliveira, E. P. (2002) Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial (BPR5/6): Contributos para a sua validação e aferição. Sobredotação, 3(2),231-244.
  • Almeida, L. S., Silva, E., Oliveira, E. P., Palhares, C., Melo, A. S., & Rodrigues, A. (2001) Conhecimentos e percepções dos professores na área da sobredotação. Sobredotação, 2 (2), 139-153.
  • Almeida, L. S., Oliveira, E. P., Silva, M. E., & Oliveira, C. G. (2000) O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas: Impacto de variáveis pessoais dos alunos na avaliação. Sobredotação, 1 (1,2), 83-98.
  • Capítulos em livros
  • Azevedo, J., Beites, P. D., & Oliveira, E. P. (2019) Evaluating e-assessment: A practical application using statistical methods. In A. Azevedo & J. Azevedo (eds.). Handbook of Research on E-Assessment in Higher Education (pp. 1-27). Hershey, PA: IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-5225-5936-8.ch004.
  • Ramôa, M., & Oliveira, E. P. (2015) Escola inclusiva e sobredotação. In M. L. Branco & J. A. Domingues (Orgs.), Currículo e cidadania: Contributos para pensar a educação do cidadão no mundo globalizado (pp. 135-148). Rio de Janeiro: Dialogarts.
  • Bahia, S., & Oliveira, E. P. (2013) Diferenças individuais e necessidades de aprendizagem. In F. H. Veiga (Coord.), Psicologia da Educação: Teoria, investigação e aplicação (pp.583-631). Lisboa: Climepsi.
  • Oliveira, E. P., & Almeida, L. S. (2013) Aceleração escolar em Portugal: Relatos de insatisfação e críticas pelos pais. In Denise S. Fleith & Eunice M. L. S. Alencar (Coords.), Superdotados: Trajetórias de desenvolvimento e realizações (pp. 207-218). Curitiba, PR: Juruá Editora.
  • Simões, M. R., Seabra-Santos, M. J., Albuquerque, C. P. et al. (2003) Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças: Terceira Edição (WISC-III). In M. M. Gonçalves, M. R. Simões, L. S. Almeida & C. Machado (Coords.) Avaliação Psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. I, pp. 221- 252). Coimbra: Quarteto.
  • Almeida, L. S., & Oliveira, E. P. (2000) Os professores na identificação dos alunos sobredotados. In L. S. Almeida, E. P. Oliveira & A. S. Melo (Orgs.), Alunos sobredotados: Contributos para a sua identificação e apoio (pp. 43-53). Braga: ANEIS.
  • Teses
  • Oliveira, E. P. (2007) Alunos sobredotados: A aceleração escolar como resposta educativa. (Tese de Doutoramento não publicada). Universidade do Minho, Braga.
  • Proceedings
  • Ribeiro, V., & Oliveira, E. P. (2018) The use of facebook in the teaching / learning process and its influence on engagement and academic performance. Proceedings of 12th International Technology, Education and Development Conference (pp.318-325), Valencia. DOI: 10.21125/inted.2018.1050.
  • Azevedo, J., Oliveira, E., & Beites, P. (2017) How do mathematics teachers in higher education look at e-assessment with multiple-choice questions. Proceedings of the 9th International Conference on Computer Supported Education (Vol. 2, pp. 137-145), Porto. DOI: 10.5220/0006324801370145.
  • Monteiro, J. P., Costa, J. J., Oliveira, E. P., Matos, A. P., Pereira, M. M., & Miranda, A. B. (2017) Desempenho escolar em disciplinas de Desenho Assistido por Computador tridimensional e sua relação com capacidades de raciocínio e o número de faltas. Atas do 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior – CNaPPES 2017 (pp. 55-60). Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal.
  • Afonso, T., & Oliveira, E. P. (2013) Adaptação académica e identidade vocacional em estudantes do 1º ano do Ensino Superior. Actas da II International Conference “Learning and Teaching in Higher Education” and “Learning Orchestration in Higher Education”. Évora: Universidade de Évora.
  • Ramôa, M., & Oliveira, E. P. (2013) Perceções dos professores sobre as medidas educativas especiais de apoio aos alunos sobredotados. Atas do XII Congresso Galego-Português Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho.
  • Gonçalves, P., Almeida, L., Alves, A. F., & Oliveira, E. P. (2011) Os novos públicos no ensino superior: Vivências académicas dos maiores de 23 anos na Universidade do Minho. Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia (pp. 4691-4704). A Coruña, Universidade da Coruña.
  • Menaia, C., & Oliveira, E. P. (2011) Os Cursos de Especialização Tecnológica na proficiência da Empregabilidade: O caso da AFTEBI. Actas do II Simposium Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional (pp. 228-262). Lisboa: ISCTE-IUL.
  • Oliveira, E. P. (2010) O apoio aos alunos com características de sobredotação em Portugal: Contributos da Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS). In M. F. Costa (Ed.), Proceedings of the 2nd International Conference Excellence: Education & Human Development. Braga, Museu D. Diogo de Sousa.
  • Pessoa, P. F. E., & Oliveira, E. P. (2010) Sintomatologia psicopatológica e necessidades de intervenção no Ensino Superior: Despiste com estudantes da Universidade da Beira Interior. In A. S. Pereira, H. Catanheira, A. C. Melo, A. I. Ferreira & P. Vagos (Eds.), Actas do I Congresso Nacional da RESAPES-AP “Apoio Psicológico no Ensino Superior: Modelos e práticas” (pp. 573-582). Aveiro: Universidade de Aveiro.
  • Oliveira, E. P., Almeida, L. S., Primi, R., Conde, S., & Vilar, S. (2008) Testes de pensamento criativo de Torrance (TPCT): Contributos para a sua validação em Portugal. In A. P. Noronha, C. Machado, L. S. Almeida, M. Gonçalves, S. Martins, & V. Ramalho (Orgs.), Actas da XIII Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos” (pp. 1141-1152). Braga: Psiquilíbrios.
  • Oliveira, E. P., & Almeida, L. S. (2007) Effects of academic acceleration: Findings with Portuguese students. Conference Report COST Strategic Workshop “Meeting the Needs of Gifted Children and Adolescents: Towards a European Roadmap”. Brussels: COST Office.
  • Oliveira, E. P., Baptista, C., Fernandes, H., & Pessoa, P. (2007) Bateria de Instrumentos para a Sinalização de Alunos Sobredotados e Talentosos (BISAS/T): Seu uso pelos professores junto de alunos com altas habilidades. In A. Barca, M. Peralbo, A. Porto, B. Duarte da Silva & L. Almeida (Eds.), Actas do “IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía” (pp. 1293-1304). Coruña: Universidade da Coruña: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación.
  • Oliveira, E. P., Conde, S., Pessoa, P. E., Batista, C. J., & Fernandes, H. (2006) Testes de Pensamento Criativo de Torrance: Contributos para a sua aferição. In C. Machado, L. Almeida, A. Guisande, M. Gonçalves & V. Ramalho (Orgs.), Actas da XI Conferência Internacional sobre “Avaliação Psicológica: Formas e contextos” (pp. 358-367). Braga: Psiquilíbrios.
Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior
2024  ©  Communication & Arts