VIII Jornadas de Cinema em Português

O realizador Edgar Pêra é um dos nomes que vai marcar presença nas VIII Jornadas de Cinema em Português. A sessão que vai dar início aos trabalhos subordinada ao tema “Visões 3D”, no dia 9 de novembro, pelas 14h30, contará com a participação deste cineasta português. Durante três dias serão analisadas temáticas como as últimas tendências do cinema português, a relação entre cinema e memória, cinema ibero-americano, novas tecnologias, entre outras. O evento terá lugar na Cinubiteca da Universidade da Beira Interior.

Ao longo da última década, o cinema português tem sido uma preocupação central dos cursos de licenciatura e mestrado em Cinema da UBI, procurando contribuir para uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro da prática cinematográfica entre nós. Para além da natural importância para os alunos de Cinema desta instituição, as Jornadas Cinema em Português tem-se consolidado nacional e internacionalmente como um espaço privilegiado e reconhecido de fórum sobre uma série de questões atuais que juntam investigadores e professores de diversas áreas científicas.

Mais recentemente, e devido ao crescente interesse de investigadores estrangeiros, particularmente brasileiros, as Jornadas Cinema em Português têm alargado a discussão aos casos das cinematografias produzidas em territórios onde o português é língua oficial ou dominante, procurando integrar estas obras como um exemplo das novas dinâmicas artísticas, culturais e sócio-económicas que têm marcado os anos mais recentes.

Respeitando o seu próprio histórico, a oitava edição das Jornadas Cinema em Português pretende trazer a debate questões atuais e pertinentes para a reflexão sobre as produções e relações cinematográficas entre os diversos países que falam em português, procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura conjunta e complementar.