Ideologias Políticas: o que são

“As ideias políticas não são apenas valores, mas também são ideias empíricas sobre o mundo”. Foi esta a mensagem que a docente da UBI, Ana Rita Ferreira, deixou aos alunos na quarta sessão do workshop de Investigação em Ciência Política, que decorreu no dia 3 de dezembro.

A continuação deste workshop permitiu debater a parte mais ideológica da política em geral, mas também dos próprios partidos. A responsável por esta sessão, Ana Rita Ferreira referiu que falar em ideologias sem falar em partidos “é possível, embora fique o retrato pela metade”.

Qual a melhor forma de investigar ideologias políticas? Foi esta a questão principal da sessão em que Ana Rita Ferreira falou em ideias políticas não apenas como valores, mas também como ideias pragmáticas sobre o mundo. O objetivo da docente foi transmitir a ideia aos alunos de que a ideologia não se limita a descrever a realidade, mas também colocar os conceitos em ação, na prática. A docente deixou uma mensagem no final da sessão afirmando que em Portugal “há muita coisa que ainda não foi feita” a nível da investigação em Ciência Política.

Pedro Silveira, professor da UBI e organizador da atividade, explicou que este workshop surge da necessidade de transmitir aos alunos de Ciência Política a importância da investigação nesta área. “No mundo académico existem duas coisas diferentes, mas que devem ser complementares: transmitir conhecimento e criar conhecimento, sendo que um professor deve fazer as duas coisas”, realçou o docente. Motivar os alunos para a criação conhecimento e para a investigação foi outro dos objetivos destas sessões, uma vez que “cada vez mais a investigação é parte fundamental na vida de uma universidade”, referiu Pedro Silveira.

O balanço que os alunos fazem destas sessões é positivo, uma vez que o consideram um complemento às aulas. Fábio Lima, estudante do primeiro ano em Ciência Política e Relações Internacionais, considera que esta atividade “tem ajudado a compreender alguns termos técnicos”, acrescentando ainda que o workshop “tem sido uma grande ajuda para ter uma visão do que é a ciência política e a investigação”. Aluno do mesmo curso, mas do terceiro ano, Diogo Freire referiu que este workshop é uma mais-valia porque “dá temas importantes para tratar no mestrado e ajuda a decidir o que os alunos querem seguir no futuro”.

Esta foi a quarta sessão do workshop. As anteriores sessões tiveram como temáticas "o que é a investigação", "como se investiga, como começar a investigar e para que serve uma dissertação de mestrado e uma tese de doutoramento" e "partidos políticos".

Urbi et Orbi