Brandware: Quando as Marcas e os Meios Digitais Colidem

Brandware: Quando as Marcas e os Meios Digitais Colidem é o título do mais recente livro de Herlander Elias, docente da UBI e investigador do LabCom.IFP. O prefácio da obra é da autoria de Gisela Gonçalves.

A Tecnologia como a entendemos tem sido sempre extensão do nosso corpo (como os Media, segundo nos diz McLuhan). Entre a Alta e a Baixa Tecnologia é a Alta Tecnologia que nos "con-vence". O "Engagement", a Captura, remete-nos, para uma Persuasão, uma sedução, ou, em segundo plano, um Envolvimento, um “Compromisso”. Da apropriação que as Marcas fazem da Tecnologia, e vice-versa, nasce um ponto híbrido, o de uma fusão de Marca e Tecnologia. Intitulamos este domínio de Brandware, que mais não é que o âmbito de confluência perfeito entre o que a Marca quer e pode, e aquilo a que o Utilizador-Consumidor se permite no Presente enquadramento, mediático tecnológico e científico. Desta equação tensa, um novo tipo de figura se eleva, e toda uma gama nova de discursos alicerçados veemente por sobre a lógica da Comunicação Indeclinável.

Entre outras obras, Herlander Elias é autor de livros como Post-Web: The Continuous Geography of Digital Media (2013); A Galáxia de Anime: A Animação Japonesa como New Media (2012); e Cyberpunk 2.0: Fiction and Contemporary (2009).