Mestrado em Comunicação Estratégica

“Facebooker - O utilizador do facebook como alvo das marcas” foi o tema da dissertação de mestrado apresentada por Julio Lucena, no dia 29 de março, na UBI. Trata-se de um estudo sobre o utilizador do Facebook no Brasil e em Portugal, através do qual o autor procurou traçar o perfil dos utilizadores.

Julio Lucena começou por fazer um relato da expansão e transformação dos equipamentos que já existiam antes dos social media e como eles foram integrados pelos processos de convergência. Procurou depois fazer uma análise “no contexto da cibercultura, considerando como essas transformações mudam os comportamentos e modificam as relações entre as pessoas, as instituições e as marcas, onde o utilizador se torna o sujeito principal da produção e consumo de conteúdo nas redes sociais, focando o Facebook”, explica.

O investigador desenvolveu um questionário aplicado no Brasil e em Portugal, onde procurou identificar o perfil desses utilizadores do Facebook, as suas relações com os amigos e as marcas que seguem na Rede. “A partir desses dados justifico o comportamento do Facebooker, sujeito sempre conectado, produtor de conteúdo e muito atento às suas ligações, ao ponto delas justificarem, na maioria das vezes, as suas ações no Facebook”, acrescenta. As conclusões indicam que os comportamentos nos dois países são semelhantes. Ainda assim, os brasileiros demostraram ser mais envolvidos com as marcas que os portugueses, e as marcas regionais no Brasil parecem ter mais relevância para o utilizador no Facebook.

O júri das provas foi composto por Gisela Gonçalves, Arminda do Paço e Herlander Elias (orientador da dissertação).