Capa: Anabela Gradim e Catarina Moura (Org.) (2015) Comunicar e Avaliar Ciência. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
Comunicar e Avaliar Ciência

by Anabela Gradim e Catarina Moura (Org.)

Coleção: Livros LabCom
Série: Pesquisas em Comunicação
Ano da edição: 2015
ISBN: 978-989-654-238-2
Preço da edição impressa: € 13   Encomendar


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Sinopse

A comunidade científica é hoje o resultado inequívoco do modo como os últimos anos acentuaram exponencialmente o desafio de definir e estabilizar parâmetros que permitam que a comunicação e avaliação de ciência possam beneficiar da credibilidade necessária à sustentabilidade de um complexo paradigma. Pensado na sequência - e como resultado - de uma conferência internacional sobre Modelos de Publicação Emergentes organizada no âmbito de um projeto dedicado, justamente, à Comunicação de Ciência, este livro reflete e faz eco, a partir de treze ensaios, das preocupações dos milhares de investigadores, professores, estudantes e bibliotecários que sentem, sobre o seu trabalho (sobre o seu futuro), a pressão permanente de um sistema cujo intrincado agenciamento permanece, até certa medida, opaco. 

Índice

Introdução - 1

Parte I
INTEGRIDADE ACADÉMICA E INDICADORES DE PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO

Os editores predatórios estão a destruir a integridade da comunicação académica- 11
Jeffrey Beall

Por Albert Einstein, o editor, você, e eu - 31
Allen W. Wilhite e Eric A. Fong

Produção científica nas ciências sociais e humanidades:problemas e alternativas - 47
João Costa

A universidade portuguesa nos rankings: estratégias de melhoria - 57
Paula Pechincha, António Marques e José António Sarsfield Cabral

A avaliação da produção científica em biotecnologia, direito e artes:proposta de um modelo - 87
Sofia Fernandes

Parte II
DESAFIOS DO OPEN ACESS NA POLÍTICA CIENTÍFICA

Editores predatórios e modelos de Open Access - 111
Anabela Gradim

OpenAIRE e comunicação da ciência: a infraestrutura Open Access para a investigação na Europa - 127
Pedro Príncipe

Eu sei que tu sabes que eu cito: uma visão estratégica da publicação em ciência -  135
João Fernando Ferreira Gonçalves

Ciência e técnica vitivinícola 30 anos de desafios - 149
J. Silvestre; S. Canas; J. Eiras Dias

Parte III
TEORIAS, MÉTODOS E ESTUDOS DE CASOEM COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA

Investigação em, sobre e através da Arte do ponto de vista da publicação:aspectos epistemológicos e de validação - 157
Francisco Paiva

Argumentação gráfica: a modelização diagramática na comunicação da ciência - 177
Irene Machado

Cartografia dos métodos digitais: no cruzamento entre os estudos sociais da ciência e tecnologia e as ciências da comunicação? - 203
Chiara Carrozza e Tiago Santos Pereira

A necessidade de uma melhor comunicação da matemática na imprensa - 241
Susana Simões Pereira, José Manuel Pereira Azevedo e António José de Oliveira Machiavelo

Notas sobre os autores - 253
Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior