You are here:   Home  →  Sobre

Sobre

O LabCom.IFP é uma unidade de investigação da área de Comunicação, Filosofia e Humanidades da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI), localizada na Covilhã, Portugal. É financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), uma instituição do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


A LabCom.IFP surgiu da fusão de duas unidades anteriores, ou seja, o Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line (LabCom) e o Instituto de Filosofia Prática (IFP).

 

Relativamente ao nível organizacional e operacional, o LabCom.IFP é composto por três grupos de investigação:
                   1) Comunicação e Media;
                   2) Filosofia Prática;
                   3) Artes e Humanidades.


É levado a cabo um trabalho interdisciplinar, com base em três linhas de investigação: 
                   - Informação, Media e Sociedade; 
                   - Ética e Política;
                   - Cultura e Novas Humanidades.


A característica mais distintiva do LabCom.IFP é a sua forte presença on-line com: 


Os seus sites incorporados atraem aproximadamente 2,8 milhões de visitas, principalmente do mundo de língua portuguesa, com menção especial para o Brasil.

 

Desde janeiro de 2000 temos acolhido o mais antigo jornal académico português on-line Urbi at Orbi que faculta um serviço importante para a comunidade académica e tem constituído um laboratório vivo para alunos de jornalismo. É um jornal semanal, mas é permanentemente atualizado com as últimas notícias. Também possui uma versão para iphone. Este jornal on-line assume-se muitas vezes como a principal fonte de jornais e rádios locais e regionais que noticiam factos sobre a UBI. A rádio e a TV on-line são serviços que facultam tanto à Academia como ao público em geral notícias do mundo universitário.


 Diretor: Joaquim Paulo Serra

 

Membros do Conselho de Direção: 

Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior