You are here:   Home  →  Investigação

Investigação

O LabCom.IFP é composto por 3 grupos de investigação: 

  1. Comunicação e Media
  2. Filosofia Prática
  3. Artes e Humanidades

e o seu trabalho de interdisciplinaridade é levado a cabo com base em três linhas de investigação, que são:

 

  • Informação, Media e Sociedade
  • Ética e Política e Cultura
  • Novas Humanidades

 

A linha Informação, Media e Sociedade centra-se sobre questões decorrentes da interface entre meios de comunicação e informação da sociedade, particularmente em Comunicação Política, Comunicação Estratégica, Jornalismo e Estudos dos Media. A investigação levada a cabo por este grupo enfrenta as dimensões mediadas e comunicativas da deliberação de participação, participação e representatividade, a influência dos meios de comunicação na configuração da esfera pública, bem como a separação entre os domínios público e privado.

A linha Ética e Política centra-se em questões éticas/ políticas desenvolvidas e aplicadas à teoria e práticas da democracia, através do papel dos meios de comunicação e / ou a "estetização” da política.

A linha Ccultura e Novas Humanidades considera o homem como um ator cultural, um criador, analisando a forma como ele é e é projetado no espaço e no tempo. Esta linha debruça-se sobre os modos, media e meios de expressão e sobre o surgimento da "auto-imagem", com especial atenção para eventos artísticos, cinema, artes visuais, artes de representação, literatura e design multimédia. Esta linha promove uma pesquisa fundamental e aplicada nas três áreas complementares: a) Memória e Identidade, questionando a dinâmica entre conteúdo, media e tecnologias; b) Representação como um processo, considerando as relações entre as esferas estéticas e a modernidade política; c) Intersecções entre as interfaces Cultura, Informação e Design, integrando metodologias da arte e da ciência para compreender melhor os fenómenos da significação, a distribuição do sensível e a criação de novos conhecimentos e secularização.

 

Dentro destas três dimensões - comunicativa, ética, política e artística - existem problemas de cruzamento de um novo domínio epistemológico geralmente designado de Novas Humanidades que as confrontam com problemas específicos: interação entre o orgânico e o inorgânico, alteração dos limites tradicionais entre o público e o privado, mutações em narrativas e representações de discurso, novas formas de transmissão de conhecimento e processos de socialização e metamorfoses notáveis na partilha da memória cultural.

Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior